Que a música é uma obrigatoriedade todos nós sabemos (LEI 11.769/08), mas porque você deve começar a trabalhar conteúdo de música com seus alunos, poucos professores sabem.
A sensibilidade é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Num primeiro momento, a EDUCAÇÃO MUSICAL é total sensibilidade: a criança experimenta e vivencia os elementos da linguagem musical.
Nessa interação, se musicaliza, adquire e apropria-se de uma das formas de linguagem com maior capacidade de mobilização e atuação sobre a percepção do ser humano, sobretudo a percepção estética.
A criança sensível tem maior capacidade de: percepção da ordem, organização emocional e cognitiva, melhores relações interpessoais e melhor relação consigo mesma.
Nas últimas décadas os neurocientistas fizeram diversos progressos no entendimento do cérebro humano. Com o instrumento Scanner PET foi possível observar a atividade cerebral enquanto se executadas determinadas ações, como ler, ou resolver um problema matemático.
Quando os participantes do teste ouviram música, as atividades cerebrais se mostraram mais intensas e as imagens produzidas pelo Scanner PET pareciam “fogos de artifícios” onde muitas áreas acendiam de uma só vez, significando que apenas o ato de escutar música é uma atividade que envolve todo o cérebro humano.
As principais áreas envolvidas no envolvimento com a música são aquelas responsáveis pelo visual, pela audição e pela motricidade. Descobriu-se também que a educação musical aumenta o tamanho e a atividade do corpo caloso no cérebro, tendo como um dos efeitos uma memória melhorada, sendo possível acessar as memorias de forma mais rápida e eficiente.
Anita Collins fez um vídeo bastante interativo que explica com imagens o que acabamos de falar, segue abaixo: