• cancioneiro popular Brasileiro.png

Cancioneiro Popular Brasileiro é uma coleção de canções que expressam tradições individuais e coletivas da cultura popular brasileira por meio da música.

Os aspectos musicais, bem como as letras dessas canções evidenciam um estilo local, preservando por um longo tempo as características de cada cultura.

Sua criação é, de modo geral espontânea, intuitiva e destinada a ser sentida e vivenciada, é um conhecimento gerado pelo povo e para o povo. Dessa forma a maioria das canções são consideradas de domínio público, pois os autores foram esquecidos ou não são conhecidos.

Um conhecimento produzido pelo povo é denominado de Folclore, do inglês:  folk que significa povo e lore que significa conhecimento. Sendo assim, o Cancioneiro Popular Brasileiro também é conhecido como cancioneiro folclórico e suas músicas denominadas de canções folclóricas.

Abaixo segue o link da releitura da Carta do Folclore Brasileiro procedida no VIII Congresso Brasileiro de Folclore, em Salvador, de 12 a 16 de dezembro de 1995. No Capítulo VI – Direito do Autor, é colocado 4 itens sobre o patrimônio musical.

http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf

Devido a sua grande extensão territorial, sua forte miscigenação e sua rica diversidade cultural, o Cancioneiro Popular Brasileiro é também imenso e extremamente diversificado quantos aos estilos e sonoridades.

Entre os diversos estilos de músicas folclóricas podemos citar: infantis, sentimentais, satíricas, religiosas, de trabalho, brejeiras, de diversão e muitas outras.

As músicas infantis são formadas pelas cantigas de roda e pelas canções de ninar.

As cantigas de roda são também conhecidas como cirandas, de origem europeia e estão diretamente relacionadas com as brincadeiras de roda, como por exemplo: Ciranda cirandinha, Terezinha de Jesus e o Cravo brigou com a rosa.

As canções de ninar possuem melodias simples, suaves e as vezes monótonas para embalar a criança até adormecer, como por exemplo Boi da cara preta e Dorme neném.

Você pode baixar algumas músicas do Cancioneiro Popular Brasileiro clicando aqui.

Referências:

MEGALE, Nilza Botelho. Folclore Brasileiro. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

Comentários